No dia 08/08 (quinta-feira) na escola Cora Coralina, teremos uma reunião com toda comunidade escolar para discutir sobre os índices de rendimento escolar dos nossos alunos.
Esse evento acontecerá em todo o Estado de Rondônia, pois se faz necessário que pais, alunos e professores discutam soluções para reverter o cenário da educação no estado.
Esse evento acontecerá em todo o Estado de Rondônia, pois se faz necessário que pais, alunos e professores discutam soluções para reverter o cenário da educação no estado.
E.E.E.F.M. CORA CORALINA
PLANO DE AÇÃO INTEGRADO – DIA D
Ao levar em consideração o principal indicador de desempenho na atualidade, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), bem como os dois conceitos que o compõem: dados da aprovação escolar (INEP/SAEB) Prova Brasil e o SAERO - Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia, os resultados demonstram a realidade preocupante, que exige medidas eficientes e eficazes para promoção do desenvolvimento linguístico dos alunos, em todas as modalidades de ensino.
RESULTADO DO IDEB - 2011
Em nível de estado, o resultado do IDEB teve um alcance além do esperado. De 1º ao 5º ano a escola teve o índice de 5.0 estando em 3º lugar entre as cinco melhores pontuadas do município. De 6º ao 9º ano atingiu 3,8. O Ensino Médio alcançou o índice de 3,7 superando a previsão de 3,1 superando o índice previsto para 2011. Apesar do avanço é necessário e fundamental que a escola caminhe para melhorar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, haja vista que 90% dos professores são habilitados e desenvolvem seu trabalho em suas respectivas áreas.
Em relação à EJA, as reprovações tiveram um índice alto pelo fato da evasão escolar ter sido exagerada. A matrícula final foi de 227 alunos. Destes 58,82% foram aprovados, 11,46% foram retidos e 29,72% evadiram.
Série/Ano
|
MF
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% AP
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% RET
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% EV
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1º ao 5º
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505
|
96,25
|
3,56
|
0,20
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6º ao 9º
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604
|
86,81
|
11,56
|
1,63
|
EM Reg
|
336
|
67,27
|
19,33
|
13,40
|
EM EJA
|
227
|
58,82
|
11,46
|
29,72
|
Legenda: MF –
Matricula Final/ AP – Aprovado / RET – Retido / EV – Evadido
O resultado de nossa escola na Prova Brasil e no SAERO - Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia, exame estadual, teve um percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho muito baixo o que demonstra que novas medidas e estratégias devam ser construídas para melhorar o desempenho de nossos alunos.
Referência - 70% Essa é a proporção de alunos que deve aprender o adequado até 2022, segundo o movimento Todos Pela Educação.
Português, 5º ano
44%%. É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano.
Dos 140 alunos, 62 demonstraram o aprendizado adequado.
Português, 9º ano
22%. É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano.
Dos 134 alunos, 30 demonstraram o aprendizado adequado.
22%. É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano.
Dos 134 alunos, 30 demonstraram o aprendizado adequado.
Matemática, 5º ano
38%. É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano.
Dos 140 alunos, 53 demonstraram o aprendizado adequado.
Matemática, 9º ano
13%. É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano.
Dos 134 alunos, 18 demonstraram o aprendizado adequado.
O SAERO - Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia, foi criado em 2012 e visa fomentar mudanças em busca de uma educação de qualidade. Foram avaliadas 92.223* estudantes das escolas estaduais de Rondônia nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º. 5º. 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º. 2º e 3º anos do Ensino Médio.
(*) O nº de estudantes avaliados é referente à disciplina de Língua Portuguesa.
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